segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Esperança


Há algumas semanas um pensamento não sai da minha mente. Ando divagando sobre aqueles que lutam contra um câncer. Sobre a batalha dessa brava gente.

Ele não está longe. Ronda as casas e as famílias. Espreita a felicidade alheia. Assombra sonhos. Abrevia futuros.

Posso vê-lo em rostos bem próximos. Em pessoas que admiro. No meu pai que tanto amo. Em amigos virtuais e reais.

Cada um de nós tem a sua lista de rostos nesse instante.

Ele chega sem avisar e desorganiza a ordem natural. Coloca à prova. Faz a queda de braço.

Em alguns corpos está adormecido. Em outros mostrando sua empáfia. Se impõem na angústia de olhos jovens. Questiona. Deixa incerteza no amanhã.

E enquanto esse turbilhão me faz perder o sono, vi um documentário impressionante no GNT, The Gerson Miracle. É uma história instigante.

O Dr. Max Gerson foi um médico judeu que descobriu a cura para essa implacável doença em 1928. O tratamento é alternativo e a cura se dá através de uma dieta de sucos de frutas orgânicas e da desintoxição por inoculação de café orgânico.

Depois disso assisti a vários vídeos e depoimentos no youtube. Fiquei impressionada. Fiquei esperançosa. Quem sabe não é um caminho.

Um jeito de reinventar tantas histórias.

Enquanto isso, peço ao tempo que tenha calma. Que não dê passos largos. E que novas ideias se apressem.

É o mínimo que esses tantos implacáveis guerreiros de hoje merecem. Que a esperança seja então a bola da vez.

Um comentário:

regina disse...

A palavra da vez é "otimismo". Tenho várias histórias prá contar de pessoas muito próximas que passaram pelo problema de formas diferentes. Incrível que a maneira como cada um encara é muito importante. Um amigo muito próximo enfrentou um linfoma, e se escondeu, apenas nos atendia pelo tel, pois ele estava muito focado em combater aquele problema, ele depositou uma ira na doença, e a derrotou, claro que o tratamento foi importante, mas sua atitude em encarar aquele inimigo foi fundamental, Hoje após 15 anos ele está ótimo, e até acha graça por sua atitude de gladiador da doença.
Uma outra amiga, muito vaidosa, encarou um cancer de mama com tanta força, que ia só para as sessões do tratamento. O médico a alertou que seus cabelos cairiam, mas ela recusou de imediato essa idéia e afirmou com otimismo: "meus cabelos não vão cair" E foi o que aconteceu, ela venceu, está aqui após 20 anos nos afirmando que o pensamento é um grande aliado na luta. E muitas outras histórias nos rondam, fazendo acreditar que a doença perde sim para um ser que ama a vida, tem garra e otimismo. Beijos!