quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mundo animal

Sei que ando estressada nos últimos dias e que quando isso acontece qualquer gotinha d´água parece um maremoto. Prova disso foi que me peguei há alguns minutos traçando um plano maquiavélico para acabar com a vida do nosso galo. Isso mesmo, para quem ainda não sabe, nós moramos para fora e temos um galinheiro habitado por três galinhas problemáticas e um galo destemperado.

A Sofia as batizou de Taliba, Luluca e Nine. Tínhamos também a Bira-bira, mas foi dada como desaparecida na enchente de janeiro do ano passado. Testemunhas ouviram seus gritos de socorro nas proximidades da figueira, mas com a força das águas o pessoal da Defesa Civil achou melhor incluí-la na lista dos desaparecidos. Bom, mas voltando a vaca fria. Ou melhor, ao galo Pedro. Isso mesmo, minha filha quis homenagear seu primo mimosos dando esse lindo nome ao penoso-histérico. Ele é mais um dos animais que o Nauro insiste em colecionar. Aqui em casa já tivemos uma ovelha chamada “Me”. Isso mesmo, super original!!! Ela foi convidada a “não fazer mais parte da família” depois que comeu 98,8% das árvores que plantamos com carinho, por longos meses. Foi preciso isso para o Nauro se convencer que seria mais apropriado doá-la. Mas, quem pensa que a Mé virou churrasco, está redondamente enganado. Mesmo que nossos animais gerem desavenças familiares e causem transtornos, depois que pisam nesse terreno, passam a fazer parte da família. Então, demos a ovelha para um senhor com cara de honesto, que assinou um termo de compromisso de que nunca olharia para ela de um “jeito diferente”.

Essa casa vive num entra e sai de bichos. Na última Expofeira foi a vez da coelha Luluca. Seguindo a tradição imposta pela Sofia ela recebeu o mesmo nome da galinha, re-homenageando a prima Luisa, de Jaguarão. Pois então, a Luluca veio para casa em pleno inverno. Primeiro morou no alpendre, mas como fazia muita sujeira, passou para parte térrea da casa. Conheceu aquele universo verde e se deslumbrou. Em menos de uma semana entrou na lista dos desaparecidos. Só que desta vez, suspeitamos que tenha sido um caso passional, já que tinha uma lebre rondando a casa durante a noite. Tudo bem, o que importa é que ela seja feliz. Sem preconceitos.

Mas tudo isso para chegar novamente ao galo Pedro. Eu tenho um sono super leve, qualquer coisa me acorda. Ultimamente o Nauro achou mais produtivo deixar o pessoal do galinheiro solto todo dia e a noite. Com isso, as galinhas colocam ovos nos lugares mais inusitados. Dia desses, tinha um dentro da gaveta de uma escrivaninha velha, no porão. O Nauro adora, e tem mil teorias sobre a psicologia animal. Para se ter uma idéia, outra noite, quando o Pedro começou a cantar destemperado, ele atirou um resto de bauru para o galo. O bicho não só calou a boca como se regalou.

Mas essa manhã o mundo animal me atormentou além dos limites. Eu estava no bom do sono, daqueles necessários, já que o ritmo de trabalho dos últimos meses tem sido intenso. Com o calor que tem feito, uma noite fresca como a de hoje é quase um presente dos céus. Eu estava literalmente nas nuvens. Até acordar com aquela goela desafinada, em um tom grave:

- Cuuuucuruuucuuuuu!!!

Pequei o relógio e constava: 5h43. Abri os olhos com uma fúria e me atinei só fechar a janela. Não foi suficiente para o danado do Pedro conter o seu show matinal. Eu não sei como ele sabe, mas se abala lá do galinheiro e fica postado exatamente na minha janela. Como ele sabe, tem um GPS no meio daquelas penas?

Coloquei um travesseiro na cabeça, esbravejei, e nada adiantou. Não consegui mais dormir e acordei num baita mau-humor. Até meia hora atrás eu estava pensando maneiras cruéis de me vingar do Pedro. Mas como esse é um espaço terapêutico e prometi a mim mesma que seria um blog-divã, estou mais calma. Agradeço aos ouvidos de vocês. Foi bom desabafar. Mas sei que caso ele suma misteriosamente serei a primeira suspeita da lista. Posso até vir a ser indiciada. Tudo bem, só não posso deixar de gritar beeeeeeemm altoooo:

- Mata esse galo e faz uma canja!!!!

4 comentários:

cíntia disse...

hahahahhaha! quem sabe o pedro ainda está no horário de verão?

carmen abreu disse...

É cruel mesmo minha amiga, quando o cansaço domina tudo irritaaaaa. bjs

Leci Irene disse...

Guria! Te descobri neste imenso universo! Já não preciso frequentar o Analista de Bagé! Basta visitar o teu blog! Não vais me cobrar nada, não é mesmo?
Tô rindo à toa!!!!!!!!!kkkkkkkkk

Leci Irene disse...

Oi.. voltei para ler mais postagens neste teu blog ...e,acabo de descobrir que és uma mulher fortíssima! Depois de conseguir me fazer rir à toa, conseguistes me fazer chorar... Parabéns pela tua força.
Beijos prá "famia"