domingo, 14 de novembro de 2010

Meteoro


Tenho a mania de colocar um Cd no carro e deixar derreter, de tanto tocar. Fico dias, até semanas, com o mesmo repertório. Uma mistura de preguiça de trocar e ao mesmo tempo saudade da velha trilha das minhas fases da vida.

Semana passada achei uma raridade que ganhei da minha mãe há tempos. Trata-se do disco dos 30 anos de carreira da Mercedes Sosa, uma verdadeira relíquia.

Ouvi La Negra pela primeira vez no long play da minha mãe, que ficava na sua salinha de som. Pois então, minha mãe tinha um canto só pra se deleitar com seus Lps. Eles tocavam em um aparelho quase do meu tamanho, levando em conta que eu devia ter uns sete anos.

Aprendi desde pequena a ouvir e sentir a força da música. E por sorte, minha mãe sempre teve bom gosto musical. Lembro de duas passagens que me dão essa certeza. Uma delas foi quando a Mercedes Sosa se apresentou aqui, em um show histórico, nos idos de 88, em pleno palco do Teatro Avenida. Minha mãe totalmente inebriada pela música de La Negra, estava na fila do gargarejo, cantando e dançando.

A outra foi quando Chico Buarque esteve no espetacular Latino-Música, aqui em Pelotas. Um festival daqueles de arrepiar, com o melhor da música latina. O show do Chico caiu bem no dia do meu aniversário. Não teve problema. Lá pelas sete da noite, minha mãe “convidou” os convidados a irem para suas casas e me levou pela mão para o espetáculo. Tivemos que "rasgar" um segurança para conseguir entrar. Ela conseguiu um banquinho e me colocou em cima, para ver de perto o "cara".

Na época já pude dimensionar o tamanho do presente que ela me deu naquele dia.

Mas voltando ao meu rally musical.

Tenho rodado a cidade, no leva-e-traz de colégio, supermercado, clientes e afazeres domésticos, sempre ao som de alguma música. A Sofia, na sua cadeirinha, já selecionou os repertórios que mais gosta. E assim cruzamos as ruas da cidade acompanhadas de Marisa Monte, Vitor Ramil, Zé Ramalho, Mercedes Sosa e muitos outros. Ela faz perguntas e canta algumas estrofes.

Mas nos últimos tempos, me veio com uma surpresinha.

Do nada, começou a cantar um repertório estranho:

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!


Socorro! Mas o que é isso criança???!!

Na hora fui indagar de onde tinha saído aquela pérola musical. Até porque ela sabia toda letra, e o pior, no ritmo. A resposta veio rapidinho. Tratava-se do tal de Luan Santana, o queridinho das pré-adolescentes, entre elas a prima Luísa, sua “ídola”.

E agora??!!

Bueno, em um primeiro momento eu disse que não achava muito legal a tal música. Mas mesmo longe do período adolescente, a pirralha de cinco anos gritou.

- Mas eu adoro mamãe, e vou cantar!

Democracia tem disso. Então deixei a psicologia de lado e tive que ser enérgica.

- Música sertaneja aqui nesse carro nãooooooooooooooo!!!

E a danadinha só pra me provocar começou a cantar mais alto ainda. Assim fomos até chegar ao estacionamento do colégio. Cada uma com o seu repertório, e eu com menos de cinco anos de idade. Confesso que fui infantil, não tive habilidade!

Não sei como será o desenrolar dessa história. Mas a verdade é que nos meus tempos de infância a qualidade musical era melhor. Até o pior não era ruim. Não lembro de nada que se assemelhasse a “boquinha da garrafa” ou “funk da mulher qualquer coisa”. Música era feita com consistência e talento. Longe da miscelânea midiática que entra pelas frestas das nossas casas e contamina nossos filhos.

Talvez tenha sido mais fácil para minha mãe nos dar o norte musical. Mas a verdade é que enquanto eu dirigir aquele carro e escolher o cd, o meu repertório musical vai prevalecer. A Sofia que me desculpe.

Enquanto isso, fico na esperança que o sertanejo teen seja mais um “meteoro” no cenário musical, e que rapidinho resolva estudar no exterior ou virar budista.

Tomara! Porque a danada da música não sai da minha cabeça.

Que saco!






4 comentários:

luisa disse...

peque,eu nao ensinei a ela ela decorou sosinha,mas nós adoramos.A mae ta dando risadinhas ,ela também acha as musicas de antigamente melhor que as de agora,mas faz parte,diz para sofe sequir assim essas musicas sao boas para nós,vou ensinar mais musicas assim para ela,tá
bjos luluca

kiki disse...

MEU DEUS!! O que nos espera, mas não tem jeito não, eu resolvi não ir contra a correnteza e quando vejo já estou cantando e isso que ainda não conheces a Miley Cyrus ou Hanna Montana (que demorei a entender que são as mesma pessoa) e também tem Selena Gomez e outro que já deves conhecer é Justin Bieber Baby,Baby... esse sim e dose para leão.
E ainda por cima mesmo quebrada esta guria não tira da cabeça de ir ao Show do Luan Santana em Pelotas, acho que vai ter que encarar esta comigo. hahaha

miza.limoes disse...

Hahahahaha, ri alto lendo o teu post, fiquei imaginando a cena.
Odeio funk e alguns "sertanojos" que andam por ai, mas o Luan Santana tu vai ter que engolir, aquela musiquinha infeliz gruda no cérebro, pior vai ser quando a Sofia começar a cantar Restart, tu vai ver que o que tá ruim pode piorar.
Bejus Gabi.

kika disse...

Gabi querida, com o Guilherme conseguimos acertar, conhece tudo que é bom e curte demais, conhece o que é ruim tbém e não curte ainda bem,impressionante a cabeça do guri, a Alice só ouve música regionalista, tbém aprendido em casa, já o Paulinho, adora rock pesado, não é a nossa praia, mas pelo menos é dos bons, Gun's, Pink Floyd... cada um no seu estilo, funk e sertaneja não tocam na nossa casa, ainda bem!
bjo kika