terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por que?

Acompanhei a fase de perguntas da minha prima Isadora, depois da Júlia e da Luisa e achei que estava preparada para as dúvidas de sempre, tipo:

- Por que os meninos têm tico e as meninas pepeca mamãe?!

Mas nos últimos dias a Sofia entrou com tudo nessa fase instigante, e nem me deu tempo de pesquisar as últimas tendências comportamentais na Internet.

Pois é, porque no meu tempo a gente perguntava essas coisas. No máximo alguma extravagância como:

- Por que os caranguejos caminham para trás?

Era o máximo da esperteza. Mas o mundo mudou, como todos nós sabemos, e com ele além da tecnologia e do efeito estufa, ascrianças vieram pensando bem mais do que a gente pensava. Sei lá, deve ser alguma coisa na composição do oxigênio ou efeito colateral da nossa alimentação, não sei, mas que mudou, ah mudou.

Olhem essa. Em pleno domingo a tarde, eu quase pegando no sono, e a Sofia dispara:

- Mamãe, o que significa “sensível”?

Pensei na hora, mas de onde essa guria me tira isso. Agora mesmo estava assistindo aos Backyardigans no quarto. Não acredito que o Tyrone tenha trocado algum diálogo com a Oníqua sobre a sensibilidade da raça humana. Bom, mas vamos lá, mãos à obra. Não basta ser mãe, tem que participar.

- Bom Sofia, sensível é uma pessoa que se emociona com as coisas. Que assiste por exemplo a uma propaganda na TV, e chora quando sente que é emocionante.

Ela olhou calmamente e rebateu:

- Mas o que é emocionante mamãe?

Ah meu santo, mas não é que presta atenção em toda frase mesmo e ainda redige outra pergunta.

- Bom Sofia, é quando alguma coisa toca o coração da gente, sabe?!

- Claro que sei mamãe.

Que bom, pensei eu, assunto resolvido e encerrado.Passou a tarde e ela seguiu suas brincadeiras de boneca e desenhos. Até que no cair da noite estávamos, o Nauro e eu, sentados no quarto, e ela veio:

- Mamãe, por que as meninas têm medo e os meninos não?

Eu pulei.

- Sofia, quem disse isso. As meninas são muito corajosas sim.

- Mas mamãe, as meninas têm medo de uma lagartixa, por exemplo. Lembra quando entrou um morcego aqui em casa? Nós ficamos com medo e o papai teve que matar ele. Nós sempre temos medo das coisas e eles não.

- Alto lá meu amor. A mamãe vai te explicar, que os meninos também têm medo. E tem coisas que só as meninas têm força e coragem pra fazer. Por exemplo, tu lembras que tu saísses de dentro da barriga da mamãe né?

- Sim, eu lembro.

- Pois então, só as meninas têm a força e a coragem de carregar os nenês na barriga e depois, na hora do parto, fazerem força e agüentar firme, até os bebezinhos virem ao mundo. Os meninos teriam medo, tenho certeza.

- Ah é mamãe, é verdade.

- E tu lembras quando a mamãe usa aquela fraldinha e sai um sanguezinho durante uns dias? Pois então, só as meninas tem a força e a coragem para segurar firme as cólicas, e agüentar aquele desconforto todo o mês.

- Ah é mamãe, é verdade.

Bom, depois disso ela se acalmou e saiu do quarto pensativa. Achei que tinha dado uma grande lição e que ela se daria por satisfeita por semanas. Fui colocar meu pijama e fazer a mamadeira. Quando entrego o leite ela me olha e diz:

- Mas mamãe, o que é a mentira?

Ahhhhh nãoooooo!!! Eu preciso de mais alguns dias para responder.

-Sofia, vamos dormir e amanhã eu te respondo, pode ser? Na hora do café da manhã a mamãe te explica. Boa noite!

Saí rapidinho antes que ela resolvesse me perguntar o que era um “relacionamento” ou alguma coisa desse gênero. Socorro. Fui dormir e na manhã seguinte acho que ela esqueceu que eu tinha ficado com essa dívida. Ainda bem, vai dar tempo de fazer aquela pesquisa dinâmica e me preparar para as próximas perguntas cabeludas!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Que época linda esta dos "PORQUES", são a demonstração de que estamos crescendo, querendo conhecer este mundo e vazer nosso próprio juizo de valor...sem dúvida, colocam os pais em cada saia justa, mas te saistes muito bem.
1 beijo, Mãe

Graça Vignolo de Siqueira disse...

Realmente é uma fase especial. Estão descobrindo a vida, cada detalhe das coisas e nada escapa desses radarzinhos.
Bons tempos...pois quando crescem acreditam que já sabem de tudo.
Curte bastante tua Sofia e os "porquês" dela.