quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Agosto

Me despeço do mês de agosto com um certo alívio. Longe das superstições, sempre foi tempo de aniversários aqui em casa. Primeiro minha avó, depois meu pai e minha irmã. Dois leoninos e uma virginiana, fazendo do mês afamado tempo de alegria e celebração.

Mas, coincidência ou não, esse agosto foi deveras pesado. Nas duas últimas semanas um turbilhão de pequenas coisas fez com que eu desejasse ver as cores de setembro com ansiedade.

Primeiro peguei uma virose, dessas que metade da população está. Só que em função de já estar debilitada, meu corpo recebeu o vírus de portas abertas. Tive febre beirando os 40, prostração total e fiquei uma semana de cama. No primeiro dia que saio de casa, para retomar as rédeas do meu cotidiano, um acidente de trânsito! Um carro me bateu na traseira, jogando meu carro contra um abrigo de táxis.

Eu não conseguia entender o que estava acontecendo, simplesmente estava dirigindo e um impacto violento me tirou do ar. Eu só sabia chorar e dizer que tinha que buscar minha filha no colégio. Passado o susto o saldo foram danos materiais, que se resolvem. Eu sai inteira, só com uma sensação de ter passado pelo triturador, de tanta dor no corpo.

Bueno, passado esse transtorno pequeno eu pensei:

- Agora vai!

Na segunda-feira a tarde retomei finalmente minhas atividades profissionais, que a essas alturas estavam mais que atrasadas. No meio da tarde a professora da Sofia me liga do colégio, dizendo que ela estava com 39 de febre, e que eu fosse buscá-la. Sai voando as tranças e em poucos minutos já estava de posse da minha mimosa, com todos os cuidados necessários.

Se não bastasse a aflição, o Dr. Flávio está viajando e só retorna hoje. Consegui um horário para ele vê-la, às nove da noite, e enquanto isso vamos driblando a preocupação. Já foram duas noites insones, com aquele febrão que apavora qualquer mãe.

Então hoje acordei e me deparei com setembro. Mesmo com um dia cinza enxerguei a proximidade da primavera, e isso me deu ânimo. Lembrei de uma frase que pela adolescência toda povoou minhas agendas colegiais.

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar.
E a voltar sempre inteira"


Acho que Cecília Meireles soube traduzir com toda sua genialidade, o poder de fênix que habita em todos nós. Sempre existe um renascer, seja por um período de intercorrências simples, como o que eu passei, ou por assuntos mais sérios. A vida nos ensina diariamente a reflorescermos.

Que seja muito bem vindo setembro!

6 comentários:

Marcia disse...

vai ser!!!também tenho esta sensação...

cíntia disse...

gabi, como está a sofia?
espero que melhor!!
um beijo e que setembro traga energias floridas e coloridas pra ti!
beijão

kiki disse...

Quando Setembro chegar, eu quero estar junto a ti...
Que Setembro traga dias lindos e ensolarados e que a nuvem cinza sai de cima de nossas cabeças.
Bjs
Amos vcs.

Anônimo disse...

"É Setembro
Tudo tenta se superar
E cheia até a beira
A vida quer jorrar".
Música de Marina Lima - Setembro

Bjs, bjs,

Greice

Carol Passuello disse...

oi, acabei de te achar e já estou te seguindo. muito legal o teu blog, e que foto linda a da Mãe Cema com a Sofia.
Bjs

Daniela Xu disse...

Já já " é primaveraaaa te amooo, é primaveraaaa te amooooo, meu amoorr, Trago essa rosaaaaa para lhe dar!!!
Doida pra te ler nessa estação. Abraços queridona, beijos na Sofi e Nauro. Saudades sempre!!