quinta-feira, 7 de abril de 2011

Carinho bom


Hoje é comemorado o Dia do Jornalista. Acordei sem saber da data, até ver pipocar um verdadeiro entrelaçamento de mensagens entre colegas no twitter

Logo depois abri o site do G1 e vi a tragédia que acabava de acontecer em uma escola no Rio de Janeiro. Um louco abateu crianças como um verdadeiro massacre que só assistimos na ficção. Fiquei perplexa e triste.

O jornalismo é também a notícia mais surreal. E assim passei o dia. Mais para triste do que feliz. Lá pelo final da tarde recebi um telefone com prefixo 51. Logo vi que era da capital.

Do outro lado da linha a voz do Beto, um velho amigo dos tempos em que fazíamos o jornal "O Pescador", na colônia de pesca Z-3. Naquele tempo eu era uma estudante, ele um líder da comunidade.

Com amáveis palavras ele queria me parabenizar pelo dia. Fiquei muito feliz com a lembrança e olhei para nós dois hoje com orgulho. Eu jornalista, ele vereador.

O sol já coloria o horizonte quando um mail pulou na minha caixa de entrada do outlook. Era a Greice e seu jeitinho todo especial. Li e me debulhei em lágrimas. Divido abaixo com você esse último capítulo do meu "Dia do Jornalista".

----- Original Message -----
From: Greice Pich
To: Satolep - Gabriela Mazza
Sent: Thursday, April 07, 2011 5:59 PM
Subject: Dia do Jornalista

Tem gente que gosta de ler.

Tem gente que gosta de escrever.

Tem gente que gosta de ler e de escrever.

Tem gente que lê tragédia e consegue escrever sobre amor. Tem gente que lê sobre amor e faz da vida uma tragédia.

Há os que escrevem por escrever... e constroem poemas.

Muitos têm muito a dizer...mas não conseguem escrever. E há os que quando escrevem, perderam a oportunidade de ficar sem algo a dizer.

Assim é vida de jornalista.

E hoje, Gabi, nessa pequena homenagem que eu mesma criei e escrevi quero te parabenizar pelo profissionalismo, pelas palavras doces, pelas histórias que insistes em contar. Por transformar experiências em belos poemas, por escrever quando se têm algo a dizer, por retratar a tragédia de forma bela.

Marta Medeiros deve ser tua fã, pois escreve como tu!

Bjs!
Te adoro!

=======

----- Original Message -----
From: Satolep - Gabriela Mazza
To: Greice Pich
Sent: Thursday, April 07, 2011 6:05 PM
Subject: Re: Dia do Jornalista

Amiga querida, me deixasses em lágrimas!! Que coisa mais linda!!! Essas palavras doces e sinceras encheram meu coração de alegria, em um dia em que a notícia amanheceu cheia de tristeza com o assassinato das crianças do Rio. Obrigado por cada uma delas, na sua grandeza e significado. E obrigado por me lembrar o quanto tenho prazer em ser jornalista!

super beijo...e com a tua permissão, essa vai pro blog!

Gabi

4 comentários:

Goldani disse...

Bonita mensagem neste dia em que o jornalismo evidencia um fato lastimável da nossa sociedade. Parabens a Gabi, pelo dia, e para Greice, pelas palavras. Ambas queridas colegas e ótimas profissionais.

lugastal disse...

minha querida amiga siamesa, meu abraço apertado nesse dia que não pôde ser comemorado!
adorei o mail da tua amiga!

Greice disse...

Oh que amor!
Tu sabes que não preciso escrever minha admiração por ti, como pessoa, profissional, mãe e amiga. Mas, mesmo não sendo jornalista (apenas uma comunicadora), gosto de escrever e transformar admiração em palavras.

Bjs

kiki disse...

Faz tempo que não comento nada no teu blog, pois como disse a tua amiga, tem gente que tem muita a falar mas não consegue escrever, como bem sabes sou uma dessas até hoje ainda asssino embaixo dos teus cartões. Só queria agradecer, pois nesta mesma manhã tragica passei horas maravilhosas com minha mimosa sobrinha, nos curtimos muito, foi um presentão ter ficado esse tempo pertinho dela, como queria estar mais perto de vcs. Bjs AMO VCS.
Kiki.