terça-feira, 23 de março de 2010

Carta para minha mãe

Hoje, 23 de março, minha mãe completa 62 anos de vida. Durante esses 41 anos e alguns meses, caminhamos sempre juntas. Ela casou grávida de mim, aos 19 anos, e acho que por termos passado por muitos desafios juntas, sempre fomos muito amigas. Imagina a cena, em pleno ano de 1968, uma jovem loura e linda casando de mini-saia e com um barrigão de seis meses. Acho que por ter nascido no ano da efervescência política, acabei incorporando esses sentimentos na minha personalidade.

Mas voltando a minha mãe, sempre caminhamos juntas. Muitas vezes ela me puxou para frente. Outras tantas eu dei um empurrãozinho para ela seguir na estrada. Mas ela sempre esteve nos momentos mais importantes, com sua presença acolhedora. Com seu jeito prestativo, trazendo uma comidinha mais gostosa, uma meia mais quentinha, ou seja, um detalhe de carinho que sempre fez toda diferença.

Então hoje pensei em escrever um post especialmente para ela. E quando estava começando a traçar as primeiras linhas, achei uma carta que tinha escrito há poucos anos atrás. Foi na época em que engravidei da Sofia, aos 36 anos. Dei para ela de presente de Dia das Mães, em maio de 2005. No final das contas a Sofia nasceu um mês depois, prematura. E durante os infindáveis meses naquela UTI, seu suporte foi essencial. Hoje, quando vejo ela e a Sofia tão amigas e amadas, tenho a certeza de que nosso laços serão eternos. E ao reler esse texto de 2005, percebi que o que eu queria dizer a ela hoje, já tinha sido escrito. E por isso divido aqui hoje, nessa data tão especial, mais essa janelinha da minha alma. Parabéns mãe, por ser assim, tão mãe!

==================================

Carta para minha mãe - maio/2005

Mãe,

Finalmente chegou esse dia: passei de filha à mãe!
Sei que tudo na vida vem na hora certa e sinto que hoje a Sofia chega no momento mais feliz da minha vida. Desta forma me sinto segura para mostrar para ela o mundo lindo que acredito existir. Sei que durante esses 36 anos em que fui só filha, tive uma missão especial nesta “posição”. Sabemos bem quantas passamos juntas e o quanto seguramos várias pontas em momentos delicados.

Hoje, ao lado do Nauro, sinto que encontrei o que sempre buscava: uma pessoa para dividir meus sonhos e construir meus alicerces para toda vida. A Sofia veio como uma confirmação desse momento, e tenho certeza, vai nos dar muitas alegrias. Ao mesmo tempo olho, para vocês dois, meus pais, e sinto que estão finalmente no caminho seguro e feliz. Sei que todas as turbulências dos últimos anos serviram para acertar o rumo, fortalecer os laços e separar o “joio do trigo”.

Hoje somos todos mais felizes !

Nesse nosso primeiro Dia das Mães, em que também vou "ganhar" presente, acho que temos muito a celebrar. Além de comemorarmos nossas conquistas, temos que celebrar o quanto é bom estarmos juntos, esperando com tanta emoção mais uma ‘menina’ para compartilhar dessa vida linda. Nesse cartão, não vou fazer como os de tantos anos... “desejar isso ou aquilo...”.

Hoje, tenho certeza que temos tudo que desejamos na vida e sei que Deus nos privilegiou em ter esses laços tão fortes e seguros. Portanto, hoje é dia de curtir tudo isso. É dia de agradecer. Obrigado!

Feliz Dia das Mães pra gente!

Com amor,

Gabi

6 comentários:

Anônimo disse...

A Pituquinha realmente é a coisa mais querida do mundo!!!! Baita mãezona, carinhosa demais, tanto com as filhas como com as amigas das filhas, filhas das amigas das filhas... enfim, ela é fantástica. E além de tudo é linda!!! Beijão de feliz aniversário nela e na Gabi também, que herdou todo esse carinho especial.

Anônimo disse...

Esqueci de me identificar!!!!! Beijão da Dica.

Anônimo disse...

Esqueci de me identificar!!!!! Beijão com muuuuuito carinho,
Dica.

regina disse...

Parabéns prá vocês, amei a carta e tenho certeza de que ela adorou. Mãe é assim, ou pelo menos todas deveriam ser. Pessoas amigas, sempre com um mimo prá nos amparar. Minha mãe tem 73 anos, muito espirituosa, alegre, sábia. Damos muitas risadas juntas e quero ser assim como ela, pois sua beleza madura me encanta.Beijos prá sua mãe, que sempre foi uma pessoa linda, bem a frente do seu tempo. Um exemplo a ser seguido. Felicidades!!!

kiki disse...

Gente essas são a minha mãe é a minha irmã, não preciso dizer mais nada. Só agradecer a Deus por ter elas. Amo Voçês.

mãe disse...

Filha, lembro bem desta carta e mais uma vez agradeço a Deus de um dia ter nos presenteado com esta gravidez "inesperada" e o fruto dela ter sido esta menina/mãe maravilhosa que és, e a familia que formamos com tua querida "ermã", Kiki. Obrigado.