quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Incondicional

Algumas palavras da língua portuguesa são lindas. Sempre quando leio livros, paro no meio do texto pensando nas palavras bonitas que acho no caminho. Muitas delas ficam guardadas, a espera de uma oportunidade para usá-las em algum material jornalístico que produzo.

Comparo a vida como uma viagem muito divertida e nada planejada.


E como está longe de ser um pacote fretado da CVC (sorte nossa!), a gente nunca sabe qual o destino do nosso avião. Se vamos encontrar um céu de brigadeiro, ou se tem alguma turbulência no caminho. Muito menos de está previsto algum pouso forçado no mar.

E foi esse o itinerário que nosso avião fez em meados de 2005. Eu tinha 36 anos e exibia uma barriguinha charmosa de 32 semanas. Dentro dela guardava meu tesouro mais precioso. Era uma manhã de sábado qualquer e o único compromisso daquele dia era o aniversário da Miriam Marroni à noite - com quem eu trabalhava na época. Eis que me acordo sem sentir qualquer movimentação da serelepe Sofia. Daí até a cesárea de urgência foram algumas horas.

Foi aí então, que no dia 18 de junho de 2005, nosso avião fez um pouso forçado no mar. O Comandante sabia com destreza usar os instrumentos manuais, e lá do céu instruiu Dr. Flávio e Dra. Graça para que tudo saísse perfeito. Depois disso todos sabem o que sucedeu nos nossos três intermináveis meses de UTI, no Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas. Muitas vezes comentamos, o Nauro e eu, que nos sentíamos como se estivéssemos à deriva, sem saber em que ilha aportaríamos.


Relato isso para chegar até a palavra mais bonita da língua portuguesa: incondicional. Foi durante os meses que passamos na luta pela sobrevivência (de nós os três!), dentro daquele hospital, que entendi a beleza dessa palavra. Foi lá que conheci na prática o que a literatura por mais que se esforçasse não conseguia me traduzir.

Incondicional.

Foi o amor incondicional de nós dois, como casal, que nos fez ter forças nessa jornada.

Foi o amor incondicional do Dr. Flávio pela medicina, que o fez buscar soluções para diagnósticos insolúveis.

Foi o amor incondicional da Sofia pela vida que nos fez entender o profundo significado desta dádiva. Por ter aprendido isso, é que curtimos cada minuto do aqui e agora, incondicionalmente.

Incondicional é sem dúvida a palavra mais linda da língua portuguesa.

P.S.: E se o Comandante permitir, queremos colocá-la em prática por muitos e muitos anos ainda!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou virando uma leitora assídua... Vistes??? Muito lindo teu texto.
Bjo
Mariana