sábado, 28 de novembro de 2009

O tal brilho

Ontem, na hora do almoço, combinei com a Sofia que depois de sua tradicional sesta da tarde arrumaríamos a casa com os enfeites de Natal. A notícia já fez um sorriso diferente colorir aquele rostinho lindo. Subi para trabalhar, enquanto ela tentava dormi o mais rápido possível, ansiosa com a notícia.

Pelas 17h, a Talita desceu as caixas e sacolas das nossas bugigangas natalinas e começamos as três a redescobrir os enfeites guardados há um ano. Incrível, mas eu consigo esquecer totalmente das coisas ensacadas e quando abro as caixas, parece que estou vendo os arranjos pela primeira vez. Isso deve ser genético, porque a cada novo Papai Noel que abríamos a Sofia brilhava os olhinhos e escolhia cuidadosamente um lugar de honra na casa. Assim passaram-se algumas horas.

Foi uma tarde deliciosa, de muita sintonia com o tal espírito natalino que nos invade nessa época. Eu não sei exatamente como funciona esse mecanismo e os antropólogos, sociólogos, e demais estudiosos devem ter mil e uma explicações técnicas. Mas no frigir dos ovos o negócio é que nessa época a gente parece que enxerga com mais clareza o tal brilho da vida. Momentos como esse, simples até, revelam um profundo encanto.

Minhas lembranças viajaram para os tempos em que eu era criança, lá na Charqueada, onde a montagem da árvore de Natal era um evento esperado ansiosamente. Lembro de sairmos com a minha avó querida, a Chochó, para escolher o pinheiro do ano. Ela comprava árvore mesmo, de verdade, e eu achava aquilo o máximo. Uma vez, veio aquele monstro pinheiro em cima da Karman Guia amarela dela. Uma cena totalmente filme americano. Depois nos reuníamos no salão e abríamos o tal baú dos enfeites. Eram horas mágicas, onde pareci que o mundo parava e aos poucos íamos transformando a vida em um conto de fadas. Delicadamente montávamos o cenário da fábula e nos sentíamos personagens dela.

Incrível sensação essa, que o tempo e a vida adulta vai nos tirando aos poucos. Vem a chegada da adolescência, depois a juventude e encontramos coisas estranhas para ocupar nosso mundo interior. Até que os anos passam e o sopro de vida aparece nas nossas sementes. Felizmente nossos filhos chegam e nos fazerem reviver tudo de novo. E foi pensando nisso tudo, que terminamos de enfeitar nossa casa. Com luzes, velas, presépio, árvore de Natal e Papai Noéis por todos os cantos. No final, depois da Talita ir para sua casa, sentamos as duas na sala e a Sofia suspirou de alegria:

- Mamãe, como tá linda a nossa casa!

Olhei para aquele rostinho de anjo e vi um brilho lindo e único. Me enxerguei naqueles olhinhos, como nos velhos tempos do pinheirinho da Chochó.

Fantástico e delicioso esse ciclo natural da vida. Fui dormir com a certeza de que alguma coisa brilhou aqui em casa, além das luzinhas natalinas.

4 comentários:

Nauro Júnior disse...

Meu amor. O brilho nos olhos de nossa filha é o mesmo brilho do teus olhos. Ela é o teu espelho, linda, e serena... Eu amo as duas tchêêê....BJ,,, Gôdo.

A Familia Aumentou disse...

queridooos!!!
essa coisa natalina mexe mesmo com a gte... depois da chegada da nina (mas antes já acontecia um pouco), sinto um misto de ansiedade, nervoso e emoção.. como nos tempos de criança com a chegada da data...
êta mundo mágico, esse infantil!
beijocas pra essa familia linda.

Bianca Zanella disse...

Oi Gabi! Amei teu blog! Está lindo e bem a tua cara como desejaste. E também, com a Sofia por perto, ainda teremos muitas boas histórias por aqui!
Estava na dúvida entre enfeitar ou não meu apartamento este ano para o Natal. O espaço é pequeno, só tenho uma caixinha de enfeites, e parece mentira, mas dá muito trabalho para limpar!
Estava na dúvida, mas esse "tal brilho" me convenceu. Semana que vem vou providenciar nem que seja a montagem do presépio e algumas lusinhas!!! Bjos!

Anônimo disse...

Filha, com que alegria vejo a continuidade do que vivemos nos nossos Natais... a montagem do imenso pinheiro "espinhento", o presépio lindo, com o Menino Jesus na casinha de palha, com N.Sra. Reis Magos, ovelhinhas, patinhos, espelho imitando o lago....e no dia de Natal a árvore cheia de presentes e voces com os olhinhos arregalados de curiosidade abrindo os pacotes. Hoje, são voces que encontram este "Brilho nos olhos" que mostram o qto vale a pena seguir estes momentos que se tornam mágicos para sempre. Beijos